Bom galera, como havia prometido, vou começar a fazer uma série de posts relacionados com a parte competitiva de Pokémon! Nesse primeiro post vamos falar do básico, dando uma pincelada em IVs e EVs!
Provavelmente você já ouviu falar de EVs, IVs, Natures, e outras coisas que não são muito bem explicadas no jogo. Não se assuste que nada é tão complicado quanto parece!
Base Stat - é um valor usado para calcular os stats de um Pokémon, cada Pokémon tem um conjunto de 6 Base Stats, e a soma de todos eles é denominada BST (Base Stats Total).
Natures - As Natures (personalidades) aparecem na tela de stats de um Pokémon e conferem um aumento de 10% em um Base Stat e um desconto de 10% em outro (com exceção das Natures neutras, que aumentam e diminuem o mesmo stat)
Tabela com as natures e os stats aumentados (segunda coluna) e diminuídos (terceira coluna) |
IVs - Os IVs (Individual Values) são valores que variam entre 0 e 31, que são adicionados aos stats de um Pokémon, sendo que cada Pokémon tem 6 IVs (um para cada stat) gerados aleatoriamente no momento em que você encontra ele. Um Pokémon com IVs altos é considerado muito bom, e um com todos os IVs em 31 é considerado perfeito. Para se ter uma ideia de porque ninguém liga muito para IVs, a probabilidade de achar um Pokémon selvagem perfeito é de 1:10000000. (Veja mais em breve na Parte 2 - Breeding).
EVs - Os EVs (Effort Values) são valores que um Pokémon ganha derrotando outros Pokémons (e a partir da sexta geração treinando no Super Training). Existem EVs dos 6 stats, e a cada 4 pontos de EV adquiridos, o Pokémon ganha 1 ponto no stat correspondente. (Veja mais em breve na Parte 3 - EVs).
Nenhum comentário :
Postar um comentário